QUADRO SEUS DIREITOS: Controle da atividade policial é tema de entrevista
O promotor de justiça de Execução Penal, Controle Externo da Atividade Policial e Crimes Militares, Carlos Paixão, concedeu entrevista à filiada da Rede Globo – TV Roraima, no quadro “Seus Direitos”, que vai ao ar às quartas-feiras, no programa Roraima TV, ao meio dia. A iniciativa visa levar à população do estado informações acerca de seus direitos e deveres para o pleno exercício da cidadania.
A temática debatida na quarta-feira, 18/11, foi a atuação do Ministério Público do Estado de Roraima no controle externo das atividades policiais. Nas últimas semanas, crimes envolvendo policiais militares geraram grande repercussão em Roraima, além de uma sensação de intranquilidade social.
Para o promotor de Justiça, o estado está apresentando problemas na formação de policiais, que devem ser melhores preparados. “Situações envolvendo policias está se tornando rotineiro e é necessário que o Comando da Polícia Militar tome atitudes para que haja mudança na conduta de alguns policiais”, destacou.
Conforme Carlos Paixão, as transgressões cometidas por policiais devem ser tratadas com rigor, pois são agentes públicos que conhecem as leis e devem atuar com seriedade. O promotor de justiça também citou o caso do policial militar Jeferson Barreto Lima, preso em flagrante no dia 09/11, no quartel do Comando de Policiamento da Capital, por porte ilegal de arma e drogas, e solto dois dias depois após audiência de custódia.
“Nós pedimos a prisão preventiva do policial militar, que foi acolhida pela Justiça, porque é inadmissível que um PM tenha consigo, substâncias entorpecentes, mesmo que seja para uso próprio, e ainda tenha a ousadia de adentrar no Comando portando drogas e arma irregular”, ressaltou.
Ainda de acordo com Carlos Paixão, semanalmente a Promotoria de Justiça recebe denúncias a respeito da conduta de policias. “Nos atuamos como fiscalizadores da atividade, e apuramos todas as denúncias, pois a polícia está sob dois pilares: a hierarquia e disciplina, que devem ser zelados sempre”, finaliza o promotor.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral de Justiça
Ministério Público do Estado de Roraima
Contato: (95) 3621.2013 / 2971
e-mail: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR