Roselis de Sousa é a nova Ouvidora-Geral do MPRR
O Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima (CPJ/MPRR) empossou na manhã desta segunda-feira, 22/05, a procuradora de Justiça Roselis de Sousa para o cargo de Ouvidora-Geral.
Roselis foi eleita por seus pares no último dia 15/05, por meio eletrônico. A solenidade de posse ocorreu na sala do Conselho Superior e foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça, Elba Christine Amarante de Moraes.
A nova ouvidora agradeceu a confiança depositada na ocasião de sua eleição, destacando o desafio de assumir a função. “Inicialmente, irei me inteirar das ações desenvolvidas por meus antecessores para otimizar os trabalhos que encontram-se em andamento para, se necessário, e propor novos projetos”, pontua.
“A Resolução nº 003/10, que institui a Ouvidoria-Geral no âmbito do nosso Ministério Público, preconiza como alguns de seus objetivos, a contribuição para o aperfeiçoamento e a melhoria contínua dos padrões e mecanismos de transparência, presteza, eficiência e segurança das atividades desenvolvidas pela Instituição, por meio de seus órgãos, membros e serviços auxiliares, além do fortalecimento da cidadania, com a criação de canais permanentes de comunicação e interlocução com a sociedade. É com base nessa premissa que delinearemos novos projetos para esta gestão”, conclui.
Ouvidoria-Geral
A Ouvidoria detém independência funcional em relação a todos os demais órgãos do Ministério Público, atuando em regime de cooperação com eles sem vínculo de hierarquia funcional. Conforme a Resolução nº 003/10, o Órgão é chefiada pelo Ouvidor do Ministério Público, eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre os membros com mais de dez anos de carreira, para mandato de dois anos, permitida uma reeleição
Perfil
Roselis de Sousa é natural de Florianópolis, Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí (FETEVI). Ingressou na carreira como membro do Ministério Público do Estado de Roraima em 1992, por intermédio do primeiro concurso público de provas e títulos.
Atuou como promotora de Justiça Substituta nas comarcas de Caracaraí e Boa Vista. Após as promoções de 1ª e 2ª Entrância recebeu atribuições junto às promotorias de Processo Crime e Execução Penal, Patrimônio Público e 3ª Vara Criminal.
Em 1998 foi promovida por critério de antiguidade ao cargo de procuradora de justiça. Foi Membro do Conselho Superior do MPRR no biênio 2003/2004. Foi corregedora-geral nos biênios 2005/2007 e 2007/2009.
Entre 2009 e 2010 exerceu o cargo de Secretária-Geral do MPRR. Atualmente Roselis de Sousa é titular da 2ª Procuradoria de Justiça Criminal.