SAÚDE: I Corrida Azul e Rosa em Roraima pela cura do Câncer foi realizada no último domingo
Cerca de 600 pessoas participaram no último domingo, 13/11, da I Corrida Azul e Rosa de Roraima pela cura do Câncer. O evento foi uma promoção do Ministério Público do Estado de Roraima, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, em conjunto com a Liga de Combate ao Câncer e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima.
A corrida, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, teve início às 17 h em frente ao estádio Canarinho. O primeiro a percorrer os 5 km foi Ananias Lopes Silva, 43 anos, seguido por Iderjalisson Morais de Sousa, 31 anos, e Leonardo de Oliveira, 19 anos.
Na categoria feminina as primeiras colocadas foram Charlany Carvalho, Eligiane do Nascimento Silva e Valdeneia Alves Fortunato. Todos os atletas inscritos na corrida receberam medalhas e os três classificados de cada categoria foram premiados com certificado de condecoração.
Conforme a promotora de justiça de Defesa da Saúde, Jeanne Sampaio o objetivo do evento foi cumprido com êxito. “A corrida superou a expectativa de inscritos já no segundo dia de inscrição, por isso ampliamos as vagas, e ela representou um belo ato de solidariedade em prol do combate ao câncer de mama e câncer de próstata. Só temos a agradecer aos patrocinadores e voluntários que fizeram dessa corrida beneficente um marco das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul ”, destaca a promotora de justiça.
A representante da OAB seccional Roraima, e uma das organizadoras do evento, advogada Natália Leitão Costa, afirma que a I Corrida Azul e Rosa de Roraima foi um grande exemplo do apoio da população roraimense a temas relevantes como a prevenção do câncer. “Ficou evidente que motivação maior dos participantes era contribuir com a causa do combate ao câncer. É muito importante que esse evento venha a fazer parte do calendário anual de atividades do outubro rosa e novembro azul”, ressalta.
Para a presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia Rocha, os participantes e voluntários da ação serão responsáveis por uma mudança do perfil epidemiológico no estado. “A conscientização a respeito do diagnóstico precoce da doença tem como consequência a redução da mortalidade e todos que prestigiaram a corrida farão parte do processo da diminuição dos casos de câncer de mama e próstata no estado”, conclui a médica.
A ação arrecadou mais de 600 kg de alimentos que serão destinados à pacientes que encontram-se em tratamento contra o câncer. As fotos oficiais do evento estão disponíveis na página do Facebook da I Corrida Azul e Rosa de Roraima pela cura do Câncer.
Campanhas
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como foco principal alertar às mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e que possui como símbolo o laço cor-de-rosa.
Já o Novembro Azul, consiste em uma campanha de conscientização voltada para a saúde do homem. A iniciativa é realizada por diversas instituições e é dirigida à sociedade, em especial, aos homens, no sentido de promover a conscientização acerca das doenças inerentes ao sexo masculino, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.