Setembro amarelo: Campanha do MPRR levou mensagem de valorização à vida para a população
O Ministério Público do Estado de Roraima finalizou nesta sexta-feira, 22 de setembro, as atividades da Campanha Setembro Amarelo. O encerramento dessa ação aconteceu no Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias Albuquerque Pereira, localizado no Bairro Jóquei Clube.
Mais de 800 pessoas, entre estudantes, militares e professores, foram alcançados diretamente pela Campanha do MPRR ao longo da programação nesta semana. Como resultado imediato da Ação de Valorização à Vida, cerca de dez adolescentes já procuraram ajuda.
O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde e coordenador da campanha, Igor Naves, destaca que a ação foi exitosa.
“Nesta semana nós tivemos contato com um público de diversas origens, idades, profissões, uns estudantes, outros oficiais da polícia militar e todos têm nos dado uma resposta muito positiva. Nós já alcançamos centenas de pessoas esses dias e nós temos feito um trabalho de atendimento pessoalizado, de encaminhamento ao próprio Ministério Público e instituições parceiras para tratar das pessoas que precisam de ajuda. Se a gente conseguir salvar uma pessoa dentro dessa campanha já é 100% de sucesso, é uma pessoa que deixou de tirar a sua vida e buscou um novo caminho”, ressaltou o Promotor de Justiça.
Para a Major Maria Lima, comandante do corpo de alunos do Colégio Estadual Militarizado Pedro Elias Albuquerque Pereira, a atividade dá abertura aos alunos para falar sobre os problemas que enfrentam.
“Essas iniciativas de trazer o acolhimento para dentro da escola facilita para que os alunos falem sobre seus contratempos e dificuldades para que possamos auxiliar verdadeiramente. Isso traz à criança ou adolescente a segurança para compartilhar seus problemas, consequentemente diminuindo seu conflito e favorecendo seu aprendizado dentro da escola, além de ajudá-los a se tornarem adultos conscientes, que respeitam a si mesmos e ao próximo”, salientou a Major.
Durante a semana, foram realizadas diversas palestras com profissionais da área, oficinas de cartazes, além de blitz educativa de sensibilização pela vida.