Tribunal do Júri condena réu a 12 anos de reclusão por tentativa de homicídio contra guarda municipal
A Denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) em 2016, resultou em condenação de José Galdino da Silva, vulgo “Neguinho”, no Tribunal do Júri. O réu foi sentenciado a 12 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado por tentativa de homicídio triplamente qualificado contra o guarda municipal A.G.S.J.
De acordo com a denúncia oferecida pelo MPRR, o crime ocorreu no dia 13 de novembro de 2016, por volta das 23 horas, na Praça Mané Garrincha, bairro Tancredo Neves. A tentativa de homicídio ocorreu enquanto a vítima cumpria escala de serviço, no posto da Guarda Municipal localizado na praça.
No momento do crime, o guarda estava dentro da guarita quando "Neguinho" se aproximou, sacou a arma e disparou contra a vítima sem que ela pudesse se defender. Os disparos não atingiram o guarda.
Durante a sessão de julgamento, os jurados acompanharam o MPRR e condenaram o réu por motivo torpe, uma vez que o crime, supostamente, teria ocorrido em razão de guardas municipais terem abordado o denunciado dias antes do fato. Segundo a tese do MP, o criminoso se valeu de recurso que dificultou a defesa da vítima. O crime também foi praticado contra agente de segurança pública, outra qualificadora.
Na ocasião, os jurados também condenaram Galdino, vulgo "Neguinho" por porte ilegal de arma de fogo, previsto no artigo 14 da Lei 10.826/06.
O julgamento ocorreu nesta segunda-feira, 29 de abril, no Fórum Criminal, localizado no bairro Caranã. A acusação foi sustentada pelo promotor de justiça do Tribunal do Júri, Diego Barroso Oquendo. “A decisão é uma demonstração firme da sociedade em que mais uma vez a população prestigiou a defesa da vida”, destacou o promotor de Justiça.
Outras condenações
De acordo com a sentença, Antônio José Galdino da Silva também já foi condenado por furto e possui contra ele medidas protetivas por agressões físicas praticadas contra sua companheira.
Assessoria de Comunicação Social
Contato: (95) 3621.2900
www.mprr.mp.br
email: ascom@mprr.mp.br
Siga o MPRR no twitter: @MP_RR